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   GALÍCIA NORTE DA ESPANHA - Fisterra - O Grove - Combarro -  Pontevedra - Vigo  

 Finisterra. Espanha Maio de 2.012.

 Finisterra (em galego e oficialmente: Fisterra; em espanhol: Finisterre) é um município da Espanha na província da Corunha, comunidade autônoma da Galiza. O município pertence à comarca de Fisterra, tem 29,4 km² de área e em 2012 a sua população era de 4 990 habitantes (densidade: 169,7 hab./km²).

O seu nome deriva da expressão latina finis terrae, isto é "fim da terra". O cabo Finisterra, que se estende a sul-sudoeste da vila, situada cerca de 100 km a oeste de Santiago de Compostela, é considerado por muitos o verdadeiro fim do Caminho de Santiago, havendo muitos peregrinos que após visitarem Santiago e a sua catedral, continuam a peregrinação até ao extremo do cabo.

O cabo Finisterra é popularmente tido como o ponto mais ocidental da Espanha. Diz-se que antes da viagem de Colombo, em 1492, era considerada como o ponto extremo do mundo conhecido, algo muito estranho pois tal distinção devia ser antes atribuída ao cabo Touriñán, também na Galiza, e mais ainda ao cabo da Roca, já em território português, verdadeiramente o ponto mais ocidental da Europa continental, facto que é referido no Canto III de Os Lusíadas.

Maio 2012, muito nublado e chuvoso quando visitamos. 

 

 

Maio 2012

Maio 2012

 

Hórneos Maio 2012

 

 

  

 

 

 

 

Maio 2012

Maio 2012

Maio 2012

.Maio 2012

.Maio 2012

 Maio de 2.012, muito bonito.

rcado. 

 

Maio 2012 - .

 

 

   

 

 

 

 

 

 

Maio 2012

Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

.Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

.Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

 Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

Vila Garcia de Arousa . Maio 2012

O Grove Espanha, Província de Pontevedra, comunidade autônoma da Galicia.
 

O Grove  é um município da  Espanha na província de Pontevedra, comunidade autônoma da Galiza, de área 21,73 km²  com população de 11147 habitantes (2004) e densidade populacional de 512,98 hab/km².

Maio 2012 - . O Grove . As praias, as águas termais e os produtos do mar, convertem a vila de O Grove num dos pontos de interesse turístico mais conhecidos da Galiza. 

O Grove, península localizada na entrada da Ria de Arousa. A Sudeste liga-se ao Concelho de Sanxenxo.

O GROVE . Ocupa uma extensão de 21 km2 e está formada por duas freguesias, San Martiño e San Vicente, além de um dos mais procurados destinos turísticos sobretudo no âmbito balnear; A ilha de A Toxa. A não perder: Festa do Marisco Desde 1963 celebra-se no mês de Outubro, a “Festa do Marisco”. Este evento gastronômico-cultural realça os pilares básicos da economia desta vila costeira: o turismo e a pesca. Uma das mais conhecidas festas das Rias Baixas Galegas.

   

10 de Maio 2012  O Grove, Mercado Municipal.

 

Em toda Galícia especialmente nas áreas rurais, há muitos dos tradicionais  hórreos (os típicos celeiros de pedra enfeitados com cruzes celtas que caracterizam a arquitetura rural galega) intactos por todos os lados, este ficou fazendo parte de uma praça, são muito bonitos.

10 de Maio 2012  O Grove, monumento ao pescador

 

10 de Maio 2012  O Grove, pescaria de, não perguntamos, mas deve ser um tipo de um berbigão.

10 de Maio 2012  O Grove, pescaria de, não perguntamos, mas deve ser um tipo de um berbigão.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove, pescaria de, não perguntamos, mas deve ser um tipo de um berbigão.

10 de Maio 2012  O Grove, pescaria de, não perguntamos, mas deve ser um tipo de um berbigão.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

10 de Maio 2012  O Grove.

.Maio 2012

 Maio de 2.012,

Dia 09 de Maio 2012  Uma cidadezinha muito gostosa essa O Grove, do quarto do nosso hotel, a gente tinha essa vista da foto acima, uma casa que numa parte do térreo  tem um barzinho chamado Bocadilla, super transado, bem freqüentado pelo publico local, fomos até lá pra ver o povo assistir o jogo que passava na TV, o espanhol é mais louco por futebol do que os brasileiros, não tenho dúvida disso.

09 de Maio de 2.012, 22,38 horas em O Grove, estamos vendo o jogo no Bocadilla do Atlético de Madrid contra Atlético de Bilbao que foi derrotado com dois gols de Falcao García e um do brasileiro Diego, o Atlético de Madrid derrotou o Athletic de Bilbao por 3 a 0 e conquistou a Liga Europa 2011/2012 na Arena Nacional de Bucareste, na Romênia. Esta é a segunda vez que o time da capital espanhola ergue o troféu da competição em três edições de sua existência (o torneio substituiu a Copa da UEFA). E, assim como na edição anterior, que teve o Porto como campeão, a artilharia ficou com o atacante colombiano (que também foi campeão pelo time português).

09 de Maio 2012  Final do jogo, entrevista com o jogador brasileiro Diego.

09 de Maio 2012  Final do jogo, boteco vazio. 

09 de Maio 2012  O Grove, Praza do Corgo.

09 de Maio 2012  Na calçada o anuncio do Restaurante em O Grove, Praza do Corgo.

10 de Maio 2012  em O Grove.

    10 de Maio 2012  em O Grove.

10 de Maio 2012  em O Grove.

  10 de Maio 2012  em O Grove a ponte que atravessa para a ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove - ILha de Toxa.

10 de Maio 2012  em O Grove Porto de Pedras Negras.

10 de Maio 2012  em O Grove Porto de Pedras Negras.

10 de Maio 2012  em O Grove Porto de Pedras Negras.

10 de Maio 2012  em O Grove Porto de Pedras Negras.

.Maio 2012 Condominio de luxo, na saída de O Grove em direção de Portonovo, Raxé e Combarro.

.10 de Maio 2012  em O Grove Porto de Pedras Negras.

 Maio de 2.012,

El Club Náutico San Vicente do Mar se encuentra situado en el Puerto Deportivo de Pedras Negras, que se haya en el extremos sudoeste de la península de O Grove, justo en el extremo noroeste de la Ensenada de A Lanzada, un lugar natural privilegiado por su situación entre las Rías de Arousa y de Pontevedra. Desde él se puede acceder fácilmente al Parque Nacional de las Islas Atlánticas, especialmente al archipielago de las Ons y a las Islas de Sálvora y Vionta. El puerto es además el punto de salida de la Ruta de la Traslatio, que rememora el traslado de los restos del Apóstol Santiago a través de la Ria de Arosa.

 

Maio 2012 - .

 

 

   

Maio 2012 -  Cidade de Vigo - Espanha

 Vigo é um município da Espanha na província de Pontevedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 109,1 km² com população de 294.772 habitantes e densidade populacional de 2663,07 hab/km². Os seus habitantes são chamados vigueses ou olívicos.

Com 296 000 habitantes (censo de 2013), é o maior municipio da Galiza. A maior cidade é A Coruña. Porto marítimo, com importante atividade pesqueira, sendo o principal porto pesqueiro da Europa. Centro comercial e econômico do sul da Galiza e cabeceira da principal área industrial da comunidade autônoma.

Fica situada à beira do rio que leva o seu nome. Dista 26 km de Pontevedra (capital da província) e 71 km de Santiago de Compostela(capital politica da Galiza) e pouco mais de 20 km de Valença, a localidade portuguesa mais próxima.

Vigo nos idos do século XV tinha uma importante atividade artesanal e comercial, mas o principal era o marítimo. Alguns documentos comprovam já nesta época a importância que tinha a pesca de sardinha. Em 1573 foi assinado o primeiro ato que regulava essa pescaria. Em 1587 as epidemias da peste e a pirataria dizimaram a população. Em 1702 acontece a batalha de Rande. A frota anglo-neerlandesa persegue a frota espanhola e os barcos de guerra franceses que a escoltavam. Esta importante frota, carregada de riquezas procedentes da América, foi destruída depois de uma cruel batalha em mar e terra. Ainda hoje existem restos deste episódio bélico nos fundos da Rande.Em 1778, Carlos III rompe com o monopólio dos portos autorizados a comercializar com a América e Vigo começa a obter benefícios do tráfico de alto bordo. Por esta época a vila estava completamente cercada com uma muralha, construída pelo motivo da Guerra de Restauração Portuguesa diante do temor de uma invasão. A chegada à cidade na segunda metade do século XVIII de comerciantes e industriais catalães levam a uma pequena revolução econômica.

Como outros muitos lugares da Península Ibérica, Vigo foi ocupada pelo exército francês em 1809. A resistência popular a esta invasão provoca um levantamento dirigido pelos militares Pablo Morillo e Bernardo González "Cachamuínha" que com a ajuda inestimável do Conde de Gondomar, sem cuja ajuda não teriam podido fazer frente ao exército invasor, terminam com um assalto às muralhas e com a expulsão do exército de Napoleão. Este episódio motivou a concessão a Vigo do título de cidade Fiel, Leal e Valorosa.

Em 1833 é construído o caminho real que leva a Madrid, conhecido como estrada de Castilla ou de Villacastín. Um ano depois são terminadas as obras de construção da Colegiata por Melchor de Prado, já que o antigo templo havia sido destruído em um dos numerosos saques sofridos pela vila. A cidade cresce e seus governantes concordam em demolir as muralhas para facilitar sua expansão. A segunda metade do século XIX foi um período de contínuo crescimento da cidade, propiciado, entre outras coisas, pelo incremento das relações com a América. Neste tempo continuam abrindo-se fábricas o que provoca o crescimento da população assalariada e também de uma burguesia financeira. Vigo se expande extramuros com a abertura de novas ruas e a construção de nobres edifícios.

Com a entrada no século XX, a burguesia liberal viguesa toma em suas mãos os mecanismos de poder económico e político. Instalam-se novas indústrias ao mesmo tempo que melhoram as comunicações. Em pouco mais de dez anos a população é duplicada (em 1910 havia 30 000 habitantes). No primeiro terço deste século, o porto de Vigo está unido à imagem de vários galegos que embarcaram rumo à emigração americana. Outro símbolo é o elétrico, que começou a funcionar em 1914. Todo este dinamismo ficou neutralizado com o início da Guerra Civil Espanhola.Nas décadas de 1960 e 1970, Vigo sofreu um crescimento urbano acelerado, e por vezes desordenado, motivado pelo desenvolvimento industrial.

Localização. A cidade de Vigo se estende em direção noroeste-sudoeste pela margem sul da ria de Vigo, no sopé do Monte do Castro, que acabou rodeando completamente devido ao crescimento urbano. Clima - O clima da cidade de Vigo é oceânico com influências mediterrâneas. Caracteriza-se por invernos suaves e chuvosos, e verões quentes mas não ao extremo, pois as temperaturas não chegam a superar os 32 °C.

A prefeita de Vigo desde dezembro de 2003 até junho de 2007 foi Corina Porro, do Partido Popular, que governou em minoria.

Conforme a divisão em comarcas prevista pela Junta da Galiza, a Comarca de Vigo está integrada pelos seguintes municípios: Vigo, Redondela, Porrinho, Nigrám, Baiona, Gondomar, Mós, Fornelos de Montes, Paços de Borbém, Salceda de Caselas e Soutomaior.

A divisão interna do município de Vigo é complexa, como o restante de prefeituras galegas. É dividido em paróquias, e estas por sua vez em bairros e os bairros são divididos em lugares. Por exemplo o Camiño da Feira está no lugar das Relfas, bairro de Moledo e paróquia de Sárdoma.

A cidade é dividida em 24 paróquias: Alcabre, Beade, Bembrive, Bouzas, Cabral, Candeán, Castrelos, Cies, Coia, Comesaña, Coruxo, Freixeiro, Lavadores, Matamá, Navia, Oia, Saiáns, San Paio, San Xoán do Monte, Sárdoma, Teis, Valadares, Vigo Centro e Zamáns.

O Celta de Vigo, principal clube de futebol da cidade, disputou a primeira divisão espanhola, a Liga BBVA. O Celta está frequentemente entre os 20 melhores clubes da Espanha que disputam a liga principal.

Maio 2012

Uma infraestrutura relevante na economia de Vigo é o aeroporto de Vigo (ou aeroporto de Vigo-Peinador) situado fora da cidade, que em 2005superou a cifra de 1 100 000 viajantes.

Maio 2012 -  A comarca de Vigo caracteriza-se pela economia diversificada vinculada à indústria e aos serviços. Entre os motores da economia de Vigo está a indústria automobilística, liderada pelo Grupo PSA (Peugeot/ Citroën). São importantes aconstrução naval e o setor pesqueiro em todas suas vertentes, desde a indústria extrativa, armadores, até comercial. Vigo é o primeiro porto de comércio de peixe para consumo humano do mundo (650000 toneladas no ano de 2004). O porto de Vigo conta com mais de 9 km de milhas de atraque.

.Maio 2012 - Outras atividades econômicas importantes em Vigo são a indústria química e farmacêutica, a indústria têxtil, a indústria editorial, alimentícia, a fabricação de produtos para a construção, a fabricação de maquinaria industrial, a engenharia naval e em menor escala a indústria aeronáutica.

.Maio 2012 Cidade de Vigo Espanha

 

 

 

 

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

.Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

.Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

 Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

Maio 2012 - .

Maio 2012 Portonovo é uma vila da Galiza (Espanha) localizada no concelho de Sanxenxo

 

   

 

 

 

 

 

 

Maio 2012

Maio 2012

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Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

É impossível decretar qual o pueblo mais bonito da Espanha. Mas Combarro é, certamente, inimitável. O centro histórico se resume a um corredor estreito e irregular, com degraus que sobem e descem, espremidinhos entre construções de pedra que se debruçam sobre a um braço de mar (a Ría de Pontevedra). Há hórreos (os típicos celeiros de pedra enfeitados com cruzes celtas que caracterizam a arquitetura rural galega) intactos por todos os lados. Alguns estão soterrados de montanhas de trepadeiras floridas.

A expressão “lugarzinho”, aqui, vale ao pé da letra. Mini construções medievais de pedra (alguns hórreos, inclusive) abrigam bares de vinho e bares charmosos de morrer. Tudo é de bom gosto. É uma tortura decidir onde entrar. As ruas cheiram a empanada galega (uma espécie de torta de atum) e peixe assado. E os frutos do mar quase pulam diretamente do prato para o mar em restaurantes como o Bar Taberna illa do Santo.  Precisar, nem precisava, mas ao redor do centro histórico, uma marina forrada de veleiros completa o visual.

Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012

Na grande maioria dos Espanhóis e Portugueses o bacalhau, peixes, lulas (calamares) pulpo, tem de ser grelhados em churrasqueira de carvão ou com lenha.

Combarro (Poio)  Situado na margem norte da ria de Pontevedra, Combarro destaca-se pela originalidade da simbiose do mundo rural com o mundo da pesca. Harmonioso conjunto de arquitectura popular galega combinado com hórreos (espigueiros) e cruzeiros em grande número quase em cima da ria. A actual estrutura urbana data do séc. XVIII com ruas estreitas, sinuosas, cheias de vida e tradições.   A não perder: Festa do Mar Tem lugar na terceira semana de Agosto, esta festa de homenagem ao mar, com mostra gastronômica, vinhos das rias baixas, feira de «mostras mare», dedicada à arte da pesca e ao turismo.

Em Combarro esse bacalhau estava muito gostoso.

Combarro uma cidadezinha bem pequena de praia, encontramos este conterrâneo de Criciúma, trabalhando de garçom por lá, não pensa em voltar, a  historia que ele me contou, ou que eu entendi, é mais menos assim: sabe aqueles caras que saem pra comprar cigarro, a mulher fica esperando e ele desaparece, é um caso desses.

Prato de zamburiñas fresquinhas… direto da fonte. As nossas vieiras (nome cientifico Pecten maximus)  são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa, e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado. Nos países de língua inglesa são conhecidas como scallop, em francês são a famosa coquille saint-jacques, os chilenos as tratam por ostiones. As conchas coloridas em forma de leque de algumas vieiras, com seu padrão de pregas radiantes, são apreciadas por colecionadores e malacologistas e tornaram-se um símbolo de heráldica e de Santiago Maior, ostentado pelos peregrinos a Santiago de Compostela. É também a concha representada em O Nascimento de Vênus de Botticelli. A sua característica mais interessante na vida selvagem, segundo o National Geographic, é serem nadadores activos, sendo o único bivalve migratório, movendo-se por propulsão com ajuda do músculo adutor. 

Poio Combarro uma cidadezinha bem pequena de praia, 32 km de Vigo, a cidade se resume numa grande marina, muito bonito e aprazível o local. É uma pequena parte do litoral da Galícia, norte da Espanha, banhada pelo oceano Atlântico. Deve ser uma colônia de férias de Vigo e Pontevedra, pela geografia.  

Marina em Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

Marina em Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

Marina em Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

Marina em Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012 - .

Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012

Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012

    Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012

Combarro, município Poio - Pontevedra Maio 2012

  Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha. passeio marítimo Praia urbana, medianamente freqüentada areia branca, textura intermédia mar calmo, um lugar especial.

Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha.

Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha. Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha.

Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha.

Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha.

Praia Raxo. Município de Poio - Pontevedra. Norte da Espanha. Maio de 2012.

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Vila da Regata durante a parada da Volvo Ocean Race em Itajaí 2012. Foto Paul Todd/Volvo Ocean Race

Itajaí recebe a regata Transat Jacques Vabre em novembro 2013.

Após sediar a parada da América do Sul na última edição da Volvo Ocean Race com sucesso, Itajaí prepara-se para receber outra grande competição : a Transat Jacques Vabre. A regata oceânica largará da França no dia 3 de novembro e chegará ao Brasil cerca de 20 dias depois. Os franceses, que organizam a travessia pelo Oceano Atlântico, passaram um semana na cidade e analisaram as instalações da Vila da Regata e do Centreventos, locais que receberão os velejadores e os visitantes. A delegação francesa formada por técnicos e especialistas define nos próximos dias as adequações que serão necessárias para receber o evento.

Diferente da Volvo Ocean Race, a competição terá veleiros de tamanhos variando entre 40 e 60 pés. A organização espera mais de 45 barcos para a travessia. Em Itajaí, o Comitê Organizador já está pronto para colocar em prática as exigências do caderno de encargos, inclusive a ampliação da área de atracação.

- Está tudo muito bem encaminhado e acredito que, quando nos reunirmos novamente, em maio, teremos as soluções para os impasses encontrados - afirmou Thierry Vernhes, diretor-técnico da regata.

Os demais representantes da Regata Transat Jacques Vabre que visitaram a cidade neste mês foram unânimes em afirmar que a infraestrutura disponível no município tem plenas condições de atender às exigências.

- Tudo está muito bem encaminhado e a estrutura é muito boa. O que precisamos agora são de ajustes para que possamos atracar maior número de veleiros - disse Manfred Ramspacher, da direção esportiva da Transat Jacques Vabre.

Já Serge Viviand, representante da direção técnica, lembrou que, se Itajaí teve condições de receber a uma parada Volvo Ocean Race, está apto a realizar a Jacques Vabre.

- Apresentamos o case Volvo Ocean Race Itajaí aos franceses. Nessa reunião colocamos outros assuntos em pauta como a realização de uma feira náutica, além de definirmos os critérios para as atrações artísticas, culturais e de entretenimento - explicou João Luiz Demantova, da organização local.

A regata com 45 barcos -  Criada em 1993, a Jacques Vabre é conhecida como a A Rota do Café, pois largava da França e chegava em Cartagena, na Colômbia. Ao longo dos anos, o percurso se modificou e, entre 2001 e 2007, o porto de chegada foi Salvador, na Bahia. Depois, mudou para Puerto Limon, na Costa Rica. A 20ª edição, em 2013, terá um percurso de 5.395 milhas náuticas (10 mil quilômetros) e sairá da cidade francesa de Le Havre em 3 de novembro e chegará a Itajaí 20 dias depois. Mais de 45 embarcações participam da disputa, que tem 20 anos de tradição na vela oceânica. Quatro classes participam da travessia: Mod70, Imoca60, Class40 e Classe Multi 50. Site Mar Aberto do clicrpbs, com informações de João Henrique Baggio - Assessoria de Comunicação do Porto de Itajaí

 

 

ITAJAÍ GANHA PRÊMIO DE MELHOR PARADA SUSTENTÁVEL DA VOLVO OCEAN RACE
A organização da Volvo Ocean Race e a Volvo Internacional concederam a Itajaí o prêmio “Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012″, em reconhecimento aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos na parada brasileira, que ocorreu no litoral catarinense de 4 a 22 de abril. O prêmio é um dos mais cobiçados entre as cidades-sede da regata de volta ao mundo. A avaliação criteriosa foi feita por uma comissão de alto nível técnico, que acompanhou todas as ações de realizadas durante o evento. Entre os destaques estão o projeto de reciclagem de lixo desenvolvido dentro da Vila da Regata, as ações de educação ambiental, a limpeza do Rio Itajaí Açu e das praias da região e, principalmente, o engajamento da sociedade no projeto Itajaí Sustentável. “Esse prêmio é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto Stopover Itajaí e não mediu esforços para que ele se concretizasse, dentro da nossa realidade, mas com o máximo de empenho e dedicação. Nossa cidade mostrou que pode e sabe fazer”, comemora o Comitê Organizador. Para o prefeito, a premiação coroa com êxito o que foi este evento para Itajaí e região. “Sermos destacados no tema sustentabilidade melhora ainda mais a imagem de Itajaí e de Santa Catarina no resto do mundo, que está de olho na premiação final da Volvo Ocean Race. Destaco mais uma vez que só obtivemos este sucesso todo graças ao envolvimento que conseguimos da sociedade itajaiense como um todo e é com ela que devemos dividir esta honraria”. O prêmio será entregue em solenidade realizada no dia 05 de julho, durante a realização da última parada da Volvo Ocean Race, na cidade irlandesa de Galway. O anúncio foi feito pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, que repassou a notícia ao Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí (CCO/Itajaí).
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