Itália - 28.09.2014    CATANIA - 29.09.2.014 - TAORMINA e ETNA   

Catânia é uma antiga cidade portuária na costa este da Sicília. Situa-se no sopé do Monte Etna, um vulcão ativo com trilhos que conduzem ao cume. A ampla praça central da cidade, a Piazza del Duomo, inclui a extravagante estátua Fontana dell'Elefante e a Catedral de Catânia, com uma decoração deslumbrante. O mercado de La Pescheria é um espetáculo barulhento que se realiza nos dias úteis, no canto sudoeste da praça e rodeado de restaurantes de marisco.

Catânia (em italiano e siciliano Catania) é uma comuna italiana da região da Sicíliaprovíncia de Catania, com cerca de 330.000 habitantes e é a segunda maior cidade da Sicília após a capital Palermo.

Localiza-se no leste da ilha, junto ao monte Etna, e foi fundada no século VIII a.C. por colonos calcídicos. Estende-se por uma área de 180 km², tendo uma densidade populacional de 1703 hab/km². Faz fronteira com Aci CastelloBelpassoCarlentini (SR), Gravina di CataniaLentini (SR), MascaluciaMisterbiancoMotta Sant'AnastasiaSan Gregorio di CataniaSan Pietro ClarenzaSant'Agata li BattiatiTremestieri Etneo. Uma vida noturna movimentadíssima nos fins de semana, com muita gente bonita nas ruas. Com belissimos "palazzi" e igrejas barrocas enegrecidos pela fuligem do Etna, ilumnados à noite a por luminárias de época, instaladas nas fachadas, a meia altura o que confere um especial charme às construções e ruas. Santa Ágata é a padroeira e o simbolo da cidade é o elefante. Segundo a lenda, elefantes de pedra eram colocados nas portas da cidade para assustarem os invasores e o unico que teria restado seria aquele colocado na "Fontana dell'Elefante" defronte ao "Palazzo dei Chierici".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Viagem para Itália - Isola di Sicilia - TAORMINA    29.09.2014 -    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Viagem para Itália - Isola di Sicilia -VULCÃO  ETNA    29.09.2014 -    

 

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa fora da região do Cáucaso, e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3350 metros de altitude, podendo aumentar, gradualmente devido às frequentes erupções.

Sendo o vulcão mais alto Europa ocidental, o Etna é a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna superar em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas faldas da montanha e em toda planície de Catânia, a sul.

A mais recente erupção ocorreu no dia 20 de julho de 2019, causando uma nuvem de cinzas e fumaça cobrindo a paisagem e forçando o fechamento de aeroportos da região da Sicília, Não ocorreram danos muito elevados, porque a cratera do vulcão encontra-se a uma grande distância das habitações.

Devido à recente atividade vulcânica e ao fato de estar numa região densamente povoada, o Etna foi designado como um dos 16 Vulcões da Década pelas Nações Unidas.

A atividade vulcânica do Etna começou há aproximadamente quinhentos milhares de anos, com erupções sob a superfície marinha, ao largo da costa da Sicília.[2] O vulcanismo começou a ocorrer há cerca de 300000 anos a sudoeste do cume que hoje o vulcão apresenta, para o qual se moveu há uns 170000 anos. As erupções de então começaram a construir o cone vulcânico principal, formando um estratovulcão em erupções efusivas e eruptivas alternadas. O crescimento da montanha foi ocasionalmente interrompido por erupções maiores que levaram ao colapso do cume para formar caldeiras.Desde há cerca de 35000 a 15000 anos o Etna tem experimentado algumas erupções altamente explosivas, gerando alguns fluxos piroclásticos importantes que deixaram extensos depósitos de ignimbrita. A cinza destas erupções já tem sido encontrada em lugares longínquos como Roma, a 800 km para norte do Etna.

 

 

 

É considerado um vulcão ativo. A última erupção ocorreu no dia 20 de julho de 2019.  A montanha está a deslocar-se numa direção sudeste uma velocidade de 14 milímetros por ano, a caminho da cidade costeira de Giarre, a cerca de 15 quilômetros do Etna. A este ritmo — que se traduz em 1,4 metros a cada cem anos — só daqui a mais de 15 mil anos os habitantes de Giarre verão o Etna a atravessar a rua.   

 

 

 

 

 

 

 

ste site, os domínios clicrpm, posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .