Viagem para Itália -  BARI - Citta de SIBARI - TARANTO - 25.09.2014  

 

Tarento (em italianoTaranto) é uma comuna italiana, capital da província homônima, na região da Apúlia

Com 200.000 habitantes (agosto de 2008), estende-se por uma área de 209.64 km², tendo uma densidade populacional de 950 hab/km². Faz fronteira com CarosinoFaggianoFragagnanoGrottaglieLeporanoLizzanoMassafraMonteiasiMontemesolaMonteparanoPulsanoRoccaforzataSan Giorgio IonicoSan Marzano di San GiuseppeSavaStatteVilla Castelli (BR).

MITOLOGIA : Segundo Pausânias, a cidade foi fundada por Taras, filho de Possêidon e uma ninfa local, mas foi conquistada pelos lacedemônios, liderados por Falanto.

Segundo outra versão, citada por Diodoro Sículo e Estrabão, a cidade foi fundada pelos partênias (partheniae) de Esparta. Durante a Primeira Guerra Messênia, que durou vinte anos, os lacedemônios juraram não retornar a Esparta até que tivessem capturado a Messênia. Eles deixaram em Esparta apenas os jovens e os velhos, mas, no décimo ano da guerra, as mulheres lacedemônias reclamaram que eles estavam fazendo guerra contra os Messênios em termos desiguais, pois estes, em casa, estavam tendo filhos, enquanto que os espartanos, deixando suas esposas como viúvas, iriam deixar a pátria com falta de homens. Os lacedemônios, para manter o seu juramento e satisfazer as mulheres, enviaram de volta os mais jovens e vigorosos, pois estes não tinham feito o juramento, com ordens de que todos os homens coabitassem com todas as mulheres, acreditando que com isso nasceriam mais filhos. Os que nasceram neste período foram chamados de partênias, e os que não participaram da expedição foram tratados com escravos e chamados de hilotas. No décimo-nono ano da guerra, a Messênia foi capturada, e os messênios fugiram para o Monte Itome. Quando os lacedemônios voltaram, eles não honraram os partênias com direitos de cidadãos, pois eles haviam nascido fora do casamento; estes então se aliaram aos hilotas e combinaram atacar no festival de Jacinto, mas alguns destes traíram seus planos. Falanto, o líder dos rebeldes, consultou um deus, que o mandou para Taras conquistar aquela terra. Segundo outra versão, os lacedemônios os convenceram a fundar uma colônia, e eles fundaram Taras ou Tarento.

HISTORIA : Tarento foi uma das principais cidades da Magna Grécia, chamada pelos gregos de Taras. Teve seu apogeu no século IV a.C., sob o comando de Arquitas. Foi conquistada pelos cônsules romanos Lúcio Papírio Cursor e Espúrio Carvílio Máximo em 272 a.C. e a cidade foi por eles chamada de Tarento (em latimTarentum). A partir de então, entrou em decadência.

Tarento também envolveu-se na Guerra Pírrica, uma série de batalhas que teve como desfecho a vitória de Roma sobre a cidade. Inicialmente, Thurium (uma cidade) havia entrado em guerra com uma outra cidade, tendo que recorrer à ajuda romana, que aceitou a solicitação. Roma auxiliou militarmente Thurium a obter a vitória. A república, portanto, endereçou diversas frotas a região com o objetivo de protegê-la de possíveis conflitos bélicos. Os tarentinos ficaram enfurecidos com a ação e derrubaram a frota. Iniciava-se a guerra. Tarento pediu ajuda a Pirro, rei do Epiro. A guerra terminou na vitória de Roma.

 
 

 Viagem para Itália -  BARI -  25.09.2014  

Bari é uma cidade portuária no Mar Adriático e capital da região da Apúlia, no sul da Itália. A parte antiga da cidade, em forma de labirinto, é chamada Bari Vecchia e ocupa um promontório entre 2 portos. Em meio a ruas estreitas, a Basilica di San Nicola, do século XI, é um importante local de peregrinação e abriga restos de São Nicolau. Ao sul, o bairro Murat tem uma arquitetura imponente do século XIX, com um calçadão e áreas de compras para pedestres.

Não se sabem as origens da cidade No século III a.C., foi conquistada pelos Romanos. Após a queda do Império Romano em 476, a cidade foi invadida por Bárbaros e ocupada pelos Godos  No ano de 554, a cidade foi tomada pelos Bizantinos até 840, quando passou aos Sarracenos. Em 870, os Bizantinos retomaram a cidade. O domínio bizantino terminou no ano de 1071, quando o domínio da cidade passou aos Normandos. O atual prefeito é Michele Emiliano, da coligação de centro-esquerda, desde 2004.

 

 

 

 

 

 Viagem para Itália  - Citta de SIBARI -  25.09.2014  

 

Síbaris (em gregoΣύβαρις; em italianoSibari) foi uma antiga cidade grega às margens do golfo de Taranto. Foi fundada em 720 a.C. O comércio intenso a tornou não apenas rica como também uma das mais importantes cidades da Magna Grécia. O vocábulo sibarita consagrou-se como adjetivo de pessoa dada aos prazeres da vida, tendo em vista a opulência de Síbaris.

Síbaris era situada perto do mar e ficava entre os rios Crathis e Síbaris (a partir do qual a cidade deriva seu nome). Pesquisa mais modernas colocaram a cidade em um cume de uma laguna costeira perto de zonas úmidas. Atualmente, é um pequeno vilarejo (frazione) do comune italiano de Cassano allo Ionio.

Síbaris foi fundada em 720 a.C., de acordo com Pseudo-Scymnus. Estrabão menciona que era uma colônia dos aqueus e que seu fundador era de Helice, uma cidade na Acaia. Aristóteles escreveu que os aqueus foram acompanhados por um número de cidadãos de Trezena, mas eles acabaram sendo expulsos pelos mais diversos aqueus. Segundo a lenda, a cidade foi fundada por Sagaris, filho de Ájax, o Menor.

 

 

 

 

ste site, os domínios clicrpm, posto7, bem como seus sub-domínios, tem caráter meramente cultural e informativo, as publicidades aqui  anunciadas são de ordem cooperativo sem fins lucrativos. As fontes de pesquisas, livros e páginas da Internet, fotos da internet, quando conhecidas, atribuímos os créditos, do contrário, ficamos ao inteiro dispor de algum autor ou proprietário ao direito de imagem ou texto para nos informar do crédito, no que será prontamente atendido, doutra forma se não desejar que continue usando, favor solicitar  a retirada, no que será prontamente atendido. Sob consulta, permitimos a publicação de matérias e imagens publicadas em  nosso domínio. .